top of page

Decantar ou aerar um vinho?

Você já ouviu falar que o vinho precisa aerar ou decantar ates do consumo? Você sabe a diferença entre eles? Vem que vamos te explicar.



Principalmente vinhos tintos, mais amadurecidos (velhos), criam sedimentos naturais que apesar de inofensivos para o consumo, são desagradáveis. Por isso, recomenda-se a decantação deste vinho, para que os sedimentos sejam depositados no fundo do decanter e seja ingerido apenas o líquido.


Por sua vez, vinhos mais jovens, por serem mais potentes, são melhorados ao receber um pouco de oxigênio antes do consumo, por isso, utiliza-se o decanter para que o vinho aguarde repousando ali por um tempo, recebendo oxigênio para expandir os aromas e proporcionar uma melhor experiência ao ser degustado.


Tanto a decantação quanto a aeração, embora se destinem a finalidades distintas, são feitas com auxílio do mesmo instrumento, chamado decanter, que você pode encontrar de vários formatos e tamanhos.


Tecnicamente, o decanter ideal para decantação é mais estreito, não deve deixar muito espaço para a entrada de ar, para justamente preservar as propriedades do vinho que não precisa disso (lembre-se que o vinho mais antigo já está em seu auge, não precisando de mais oxigênio). As opções mais comuns comportam as 750ml da garrafa, mas já existem opções no mercado de decanters de taça, para quando não se deseja consumir todo o conteúdo da garrafa.


Já os decanters mais apropriados para a aeração devem facilitar a entrada de ar, por isso um bojo mais amplo, para proporcionar o processo desejado com maior eficácia.


O tempo em decanter vai variar com as características do vinho, uvas mais marcantes precisarão de mais tempo do que outras mais delicadas. Uvas como Tannat, Touriga Nacional, Syrah, Cabernet Sauvignon e Malbec são bons exemplos que exigem aeração.


Se você ainda não domina a técnica cuidado para não deixar aerando por muito tempo pois pode acabar estragando o vinho, perdendo ricos e sutis aromas. Recomenda-se abrir a garrafa e deixar o vinho respirar de 10 a 30 minutos, depois provar. Se achar que o vinho está fechado, que falta a exuberância esperada, decante. Como uma regra geral de 30 minutos a 2 horas em decanter a maioria dos vinhos estará no ponto para consumo.


Escolha em nossa adega um vinho para decantar clicando aqui.








8 visualizações0 comentário
bottom of page